segunda-feira, 12 de abril de 2010

Visita ao orfanato

por Tatiane Galvão

Lá no orfanato pude observar que é um lugar muito bonito, bem cuidado, as crianças são limpas e arrumadas, as casas que elas moram são bem organizadas, limpas e equipadas. Em cada lar moram em torno de 17 crianças/adolescentes com idades entre recém-nascidas e 18 anos. As "mães" cuida bem das crianças, dão o seu melhor, e mesmo querendo criar um ambiente familiar, esses esforços não são o suficiente para suprir a carência afetiva que cada menor necessita.

Eles fazem de tudo para chamar a atenção e ter o carinho dos visitantes. Uma cena que presenciei foi de uma criança que jogava areia nas outras que brincavam, mas quando a pegaram no colo, ficou bem quietinha. Um menino de aproximadamente 1,5 anos dormiu no meu colo e quando fui levá-lo pra sua casa, ele se segurou em mim e chorou, era a forma dele dizer: "leve-me com você". Da outra vez que fomos lá, uma menina de aproximadamente 3 anos subiu no meu colo e se segurou com toda sua força para eu não deixá-la lá.

A falta do amor de uma família na vida daqueles menores tem trazido vários problemas, tais como: não conseguir deixar a fralda, bloqueio na fala, baixa imunidade, etc.

Todos que moram no orfanato tem sonhos, que é levar uma vida normal como qualquer pessoas, é ter uma família. Um adolescente com quem conversei pensa em fazer faculdade e já sabe até o curso.

Portanto, nós cristãos temos que cumprir o nosso dever de amá-los de forma incondicional e orar para Deus mudar a história de cada criança e adolescente, tirar toda frutração e suprir todas as suas necessidades.

"Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá." Salmo 27:10

"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti." Isaías 49:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário